Você sabe o que são créditos tributários?

Em empresas optantes pelo Lucro Real na esfera federal e também pela Modalidade Geral na esfera estadual, existe a possibilidade de aproveitamento de créditos tributários, isto é, descontos permitidos pela legislação nos impostos que sua empresa teria que pagar. Entre as atividades mais comuns, isto é, comércio, indústria e serviços existem 3 principais possibilidades de aproveitamento de créditos, que são:

1º) ICMS

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) é um tributo estadual e é qualificado como Tributo Indireto, isto é, o imposto pago em uma operação pode ser compensado na operação seguinte. Isso significa por exemplo, que o imposto que você deve pagar nas suas vendas pode ser deduzido do imposto que o seu fornecedor pagou quando você comprou as mercadorias dele. Além disso, para algumas atividades ainda existem os créditos presumidos que são benefícios fiscais concedidos pelo fisco de cada estado, para saber as atividades que possuem esses créditos presumidos e os respectivos percentuais a legislação de cada estado deve ser consultada (nós podemos fazer isso para você!).

2º) IPI

O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é devido por produz ou importa algum produto. Para as indústrias (e empresas equiparadas) que adquirem matérias-primas para produzir novos produtos, existe a possibilidade do aproveitamento de crédito nos valores correspondentes ao imposto de IPI que foi pago na aquisição dos insumos e também do imposto pago no desembaraço aduaneiro, quando houver importação de mercadorias.

3º) PIS e COFINS

Apenas quando a empresa for do Lucro Real e utilizar a apuração Não-cumulativa do PIS e do COFINS ela poderá deduzir vários tipos de créditos, desde que vinculados diretamente a atividade operacional da empresa. Alguns exemplos de créditos aproveitáveis são aqueles calculados em cima de compra de mercadorias e insumos, energia elétrica e depreciação do imobilizado.

Se você busca informações mais detalhadas sobre a possibilidade da sua empresa optar pelo Lucro Real, e aproveitar corretamente os créditos disponíveis, fale conosco estamos a sua inteira disposição para qualquer tipo de esclarecimento.

Deixe o seu comentário